Gestão de Processos, com PESSOAS

A última palavra do título está em letras maiúsculas, e não foi sem querer. Por mais que pareça lugar comum, o sucesso de qualquer projeto de mapeamento, análise e gestão de processos dependerá, e muito, de como ele será compreendido e aceito pelas pessoas da organização. Sem o apoio dos famosos “usuários” nenhuma metodologia de […]

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Execução da Estratégia através da Gestão por Processos

Acompanhando a implantação da gestão por processo em inúmeras empresas nos últimos anos, vemos a importância cada vez maior do alinhamento desta gestão por processos com a estratégia definida para a organização. E, mais ainda, que estes processos auxiliem na execução efetiva destas estratégicas. Ao mesmo tempo, é grande a preocupação em se garantir uma […]

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Análise Crítica do Negócio: Foco no Resultado da Execução

Uma das atividades mais importantes na gestão de qualquer negócio, e que muitas vezes é relegada à um segundo plano no dia a dia dos gestores, é a rotina de se analisar periodicamente os resultados corporativos ou, em outras palavras, fazer a análise crítica do negócio. Esta atividade significa principalmente verificar se as ações executadas […]

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Os 7 Erros da Gestão de Processos

Atuando há mais de 20 anos no mercado tenho presenciado e visto muito mais casos de sucesso do que fracassos na implantação da gestão de processos nas empresas. Nos casos de insucesso, vários autores procuram analisar as causas deste problema, a fim de evitar que os mesmos não se repitam. Mesmo sabendo serem muitos os […]

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Por que Implantar a Gestão de Processos na minha Empresa?

Se, ao ler a pergunta acima, você pensou em respostas como: • Porque este assunto é muito falado e deve ser muito importante…, ou • Porque me cobraram para rapidamente mapear todos os processos da empresa…ou • Porque outras empresas estão implantando e eu não posso ficar para trás… Talvez seja melhor nem começar o […]

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O Desempenho do Gestor de Processos

Sabemos que para uma bem sucedida implantação e condução de programas de Gestão e Melhoria de Processos nas organizações é fundamental o papel do Gestor de Processos (Process Owner). Esse novo papel deve ser capaz de planejar e coordenar todas as iniciativas e disciplinas inerentes à Gestão de Processos. Dentre as suas principais atribuições temos […]

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Rede de Valor: um Modelo de Gestão por Processos para Empresas de Serviços

Redes de valor caracterizam empresas que geram valor a seus clientes através da intermediação do relacionamento entre eles, de forma direta (por exemplo serviços de telefonia) ou indireta (por exemplo serviços financeiros). As empresas deste modelo captam membros para a sua rede, gerenciam a comunicação e relacionamento com os mesmos, prestam os serviços de maneira […]

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A Gestão de Desempenho dos Processos e os Indicadores Estratégicos

Um tema muito recorrente para a alta direção das empresas é como conciliar os indicadores estratégicos, e ou mesmos táticos, advindos principalmente de iniciativas do BSC – Balanced Scorecard, com os indicadores de performance dos processos, formatados a partir de iniciativas de gestão e melhoria de processos. Este alinhamento tem se mostrado muito crítico, pois […]

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