Melhoria de Processos

 

Em toda atividade de análise e definição de processos são identificadas oportunidades de melhoria relacionadas com as três vertentes de gestão de um processo:

  • Pessoas

    Capacitação das pessoas; Terceirização; Redução de níveis gerenciais; Realocação de equipe; Descentralização.
  • Processos

    Revisão do modelo de gestão; Revisão dos Indicadores de Desempenho dos processos; Consolidação ou Racionalização de Processos; Modelos de Governança.
  • Tecnologia:

    Automação da execução dos Processos; Desenvolvimento de Aplicação; Integração de Sistemas; Melhoria no Uso do Legado / ERP

Nossos serviços visam a elaboração de um Plano de Ação de Melhorias para implementação de todas as ações de melhoria identificadas, priorizadas conforme critérios de investimento necessário, complexidade de execução e potenciais benefícios da melhoria para o negócio.

Como parte da gestão compartilhada dos processos da empresa, nossa metodologia prevê uma atuação contínua para análise e revisão do plano de ação, analisando o andamento dos projetos junto aos gestores dos processos e identificando novas oportunidade de melhoria para o negócio.

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Gestão da Performance dos Processos

A análise e mapeamento dos processos é apenas a ponta do iceberg para o início de uma gestão efetiva dos processos da empresa. Para garantir sua implantação é imprescindível o acompanhamento contínuo da execução das atividades e a análise dos resultados periódicos de cada processo.

A gestão da performance dos processos deve contemplar, após a elaboração do painel de bordo de indicadores, o levantamento periódico dos resultados dos indicadores definidos para os processos, sua análise crítica com os gestores e alta direção para análise dos resultados e definição de ações necessárias para mitigação dos problemas identificados.

Nossa metodologia, implantada por consultores com larga experiência em análise de indicadores, visa a implantação de um modelo balanceado de indicadores dos macro-processos para toda a organização – Process Scorecard – totalmente alinhados com os indicadores estratégicos do negócio, bem como o acompanhamento periódico, junto com os gestores da empresa, do desempenho dos processos, analisando os resultados obtidos e definindo ações para melhoria dos mesmos.

Escritório de Processos (BPMOffice)

A gestão de processos deve também ser tratada como um processo-chave da organização e, como tal, gerenciado visando resultados efetivos ao longo do tempo para o negócio. O Escritório de Gestão de Processos, ou BPMOffice, é a estrutura necessária para que todas as ações em gestão e automação de processos da empresa sejam executadas de forma alinhada, otimizando e com o foco necessário. Coordenado por um Comitê de Gestão de Processos, tem como principais atribuições o Planejamento das ações de cada serviço, a Coordenação de sua execução e a Análise Crítica sobre os resultados obtidos em cada ciclo de análise e implantação.

A figura ao lado ilustra o papel estratégico do BPMOffice na empresa, responsável por alinhar as diretrizes estratégicas do negócio com o ambiente operacional, fazendo com que as iniciativas de tecnologia estejam também alinhadas com as reais necessidades de crescimento da empresa.

Nossos serviços visam estruturar a gestão de processos em nosso clientes, definindo e capacitando os responsáveis por cada disciplina da gestão. Junto com o cliente, fazemos a Gestão Compartilhada dos Processos da empresa, planejando e coordenando todas as atividades da iniciativa de processos.