Gestão integrada dos processos de negócio, alinhada à estratégia, com foco em melhoria, resultado e evolução da maturidade
Nossa metodologia para gestão de processos está baseada em 5 pilares de trabalho, sendo 3 relacionados à análise e evolução dos processos e 2 para gestão e governança efetiva das atividades e dos resultados alcançados.
1. MODELO DE VALOR
- Desenho do modelo de valor por processos, alinhado à estratégia corporativa
- Desdobramento do portfólio de processos
- Análise da maturidade dos processos e da cadeia de valor
- Definição da matriz funcional de gestão dos processos.
2. MAPEAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
- Governança de cada processo: Gestor, Equipe e Partes Interessadas
- Matriz SIPOC: Fornecedores, Entradas, Processos, Saídas e Clientes
- Mapeamento das atividades e regras de execução
- Modelagem dos fluxos de trabalho
- Matriz de riscos e ações de mitigação
3. PLANOS E PROJETOS DE MELHORIAS
- Planejamento e priorização das oportunidades de melhoria dos processos,
- Planejamento e execução de projetos operacionais
- Status report do andamento das melhorias e projetos
- Gestão das entregas e resultados alcançados
Todas as atividades de modelagem, mapeamento e análise dos processos e planejamento das melhorias tem como premissa principal o trabalho conjunto e colaborativo com as equipes dos nossos clientes, visando o engajamento e comprometimento de todos com a implantação dos novos processos definidos.
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4. GESTÃO DA PERFORMANCE E RESULTADOS
A análise e mapeamento dos processos é apenas a ponta do iceberg para o início de uma gestão efetiva dos processos da empresa. Para garantir sua implantação é imprescindível o acompanhamento contínuo da execução das melhorias planejadas e a análise dos resultados periódicos de cada processo.
A gestão da performance dos processos deve contemplar a elaboração do painel de medição dos indicadores desempenho, KPIs ou KRIs, o registro periódico dos resultados dos indicadores definidos para os processos, sua análise crítica com os gestores e alta direção para análise dos fatos e causas e a definição de ações para mitigação dos problemas identificados.

Nossa metodologia, implantada por consultores com larga experiência em definição e análise de indicadores, visa a implantação de um modelo balanceado de indicadores dos processos para toda a organização, totalmente alinhados com os indicadores estratégicos do negócio.
O objetivo é gerar Informações confiáveis em tempo real para melhor análise e tomada de decisão baseadas em dados, criando ativos de informação e registro do conhecimento, proporcionando visibilidade dos resultados e clareza na governança.
5. GESTÃO E GOVERNANÇA DE PROCESSOS (BPMOffice)
A gestão de processos deve também ser tratada como um processo-chave da organização e, como tal, gerenciado visando resultados efetivos ao longo do tempo para o negócio. O Escritório de Gestão de Processos, ou BPMOffice, é a estrutura necessária para que todas as ações em gestão e automação de processos da empresa sejam executadas de forma alinhada, integrada e com o foco necessário.
Coordenado por um Comitê de Gestão de Processos, formado por pessoas internas e/ou externas à empresa, tem como principais atribuições o Planejamento das ações de cada serviço, a Coordenação de sua execução e a Análise Crítica sobre os resultados obtidos em cada ciclo de análise e implantação.
Nossos serviços visam estruturar a gestão de processos em nosso clientes, definindo e capacitando os responsáveis por cada disciplina da gestão. Podemos ainda atuar junto com o cliente, fazendo a Gestão Compartilhada dos Processos da empresa, planejando e coordenando todas as atividades da iniciativa de processos.
