Gestão integrada dos processos de negócio, alinhada à estratégia, com foco em melhoria, resultado e evolução da maturidade

 

Nossa metodologia para gestão de processos está baseada em 5 pilares de trabalho, sendo 3 relacionados à análise e evolução dos processos e 2 para gestão e governança efetiva das atividades e dos resultados alcançados.

  • 1. MODELO DE VALOR

    • Desenho do modelo de valor por processos, alinhado à estratégia corporativa
    • Desdobramento do portfólio de processos
    • Análise da maturidade dos processos e da cadeia de valor
    • Definição da matriz funcional de gestão dos processos.
  • 2. MAPEAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL

    • Governança de cada processo: Gestor, Equipe e Partes Interessadas
    • Matriz SIPOC: Fornecedores, Entradas, Processos, Saídas e Clientes
    • Mapeamento das atividades e regras de execução
    • Modelagem dos fluxos de trabalho
    • Matriz de riscos e ações de mitigação
  • 3. PLANOS E PROJETOS DE MELHORIAS

    • Planejamento e priorização das oportunidades de melhoria dos processos,
    • Planejamento e execução de projetos operacionais
    • Status report do andamento das melhorias e projetos
    • Gestão das entregas e resultados alcançados

Todas as  atividades de modelagem, mapeamento e análise dos processos e planejamento das melhorias tem como premissa principal o trabalho conjunto e colaborativo com as equipes dos nossos clientes, visando o engajamento e comprometimento de todos com a implantação dos novos processos definidos.

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4. GESTÃO DA PERFORMANCE E RESULTADOS

A análise e mapeamento dos processos é apenas a ponta do iceberg para o início de uma gestão efetiva dos processos da empresa. Para garantir sua implantação é imprescindível o acompanhamento contínuo da execução das melhorias planejadas e a análise dos resultados periódicos de cada processo.

A gestão da performance dos processos deve contemplar a elaboração do painel de medição dos indicadores desempenho, KPIs ou KRIs, o registro periódico dos resultados dos indicadores definidos para os processos, sua análise crítica com os gestores e alta direção para análise dos fatos e causas e a definição de ações para mitigação dos problemas identificados.

Nossa metodologia, implantada por consultores com larga experiência em definição e análise de indicadores, visa a implantação de um modelo balanceado de indicadores dos processos para toda a organização, totalmente alinhados com os indicadores estratégicos do negócio.

O objetivo é gerar Informações confiáveis em tempo real para melhor análise e tomada de decisão baseadas em dados, criando ativos de informação e registro do conhecimento, proporcionando visibilidade dos resultados e clareza na governança.

5. GESTÃO E GOVERNANÇA DE PROCESSOS (BPMOffice)

A gestão de processos deve também ser tratada como um processo-chave da organização e, como tal, gerenciado visando resultados efetivos ao longo do tempo para o negócio. O Escritório de Gestão de Processos, ou BPMOffice, é a estrutura necessária para que todas as ações em gestão e automação de processos da empresa sejam executadas de forma alinhada, integrada e com o foco necessário.

Coordenado por um Comitê de Gestão de Processos, formado por pessoas internas e/ou externas à empresa, tem como principais atribuições o Planejamento das ações de cada serviço, a Coordenação de sua execução e a Análise Crítica sobre os resultados obtidos em cada ciclo de análise e implantação.

Nossos serviços visam estruturar a gestão de processos em nosso clientes, definindo e capacitando os responsáveis por cada disciplina da gestão. Podemos ainda atuar junto com o cliente, fazendo a Gestão Compartilhada dos Processos da empresa, planejando e coordenando todas as atividades da iniciativa de processos.